Produtos do Fundão
ALIMENTAÇÃO

Compotas sem açúcar – Gourmet

O LORD gourmet, recomenda os nossas compotas caseiras sem adição de  açúcar.

De morango, cereja do Fundão, frutos vermelhos ou mirtilo , figo, abóbora…  —  Estas compotas caseiras são todas receitas nossas, naturais e saudáveis que não estragam a dieta.

Partilhamos aqui algumas sugestões da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, publicadas no site da NIT.

As compotas são uma boa forma de aproveitar a fruta madura.

Quando vamos a um hotel há uma coisa que nunca falha ao pequeno-almoço: as compotas.

Problema número um: estão cheias de açúcar.

Problema número dois: por mais que se diga que sim, bem sabemos que não é uma vez sem exemplo.

Porquê? Porque depois lá vamos nós ao supermercado mais próximo comprar uns quantos frascos para ter em casa.

Calma, nada está perdido. Não tem de expulsar as compotas da sua vida, há uma solução bem mais simples: versões caseiras. Além disso, são uma ótima forma de aproveitar a fruta madura que tem por casa.

“De uma forma geral, as compotas que encontramos nos supermercados têm muito açúcar, até mesmo as light”, diz à NiT Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de uma Dietista“.

Esse açúcar serve para adoçar, mas também ajuda a conservar e a dar textura. Por isso, as versões caseiras não duram meses como as que encontra à venda. No máximo, deve conservá-las no frigorífico entre uma a duas semanas e, em alguns casos, até menos.

Por outro lado, sabe que são realmente saudáveis e que têm um teor de açúcar muito mais reduzido, já que a fruta em si já contém açúcar natural (frutose).

Segundo a especialista, as tâmaras, o mel, os alperces secos e o açúcar de coco são alguns dos alimentos que se pode utilizar para substituir o açúcar refinado. Para dar alguma consistência, as sementes de chia são uma boa opção.

Carregue na imagem e tome nota de sete receitas de compotas sem açúcar para fazer em casa, sugeridas por Bárbara de Almeida Araújo.

 

Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *